"Especialistas de vários países debatem a 13 e 14 de Novembro, no Porto, que condições existem para uma futura expansão da raça humana para outros planetas para além da Terra e as consequências que isso pode ter para a humanidade.(...)"
"O facto de termos em diálogo cruzado pensadores de áreas diversas, como a teologia e a astrofísica, da antropologia e da psicologia, é um sinal da abertura urgente a novas vias de exploração do nosso próprio futuro que nãos e compadece com vias isoladas e disciplinas fragmentadas para o entendimento do todo"
Ler a notícia integral no Público e sobre o mesmo assunto ler ainda "A Humanidade e o Cosmos reúnem cientistas no Porto"
3 comentários:
No tempo do Vasco da Gama falava-se em colonizar países, mas hoje, em pleno século XXI já existem debates acerca de "colonizar planetas". Até ler este tópico parcia-me completamente impossível tal coisa, mas pensando melhor e tendo em conta todo o desnevolvimento da indústria espacial parece-me bem possível não acham?
É impossível de não reparar que no meio de tanto fisíco, astrónomo, cosmólogo, biólogo, etc etc.. existem os filósofos. Ou seja, a meu ver, isto não se trata apenas de uma questão de possível ou impossível. Não é apenas os aspectos matemáticos, físicos, e biológicos que estam em causa, são também as questões éticas e o impacto que tudo isto irá causar às pessoas..
“O facto de termos em diálogo cruzado pensadores de áreas diversas, como a teologia e a astrofísica, da antropologia e da psicologia, é um sinal da abertura urgente a novas vias de exploração do nosso próprio futuro que não compadece com vias isoladas e disciplinas fragmentadas para o entendimento do todo”
(notícia no jornal o público)
deixo aqui também o blogue da turma de Área de Projecto de Física:
http://eshn-ap-12c.blogspot.com/
se possível coloque na página principal do blogue.
João Francisco Bastos
João
Não chegara a agradecer o envio do endereço do blogue do Projecto de Física. Já está na página.
Se houver qualquer outra ligação que considerem relevante, enviem, por favor.
Obrigada
Enviar um comentário