Total visualizações

17 maio 2018

AI - homens e máquinas (síntese de artigo)

A Automação é inevitável e as tecnológicas estão a aproveitar 

Artigo de índole científica a falar a respeito da Inteligência artificial (IA), da Robótica, da aprendizagem máquina e das novas áreas de pesquisa como é o caso da aprendizagem profunda.

Manuela Veloso, Diretora do Departamento de Aprendizagem Máquina, da Carnegie Mellon University, prevê que a automação é  inevitável e que nos abrirá oportunidades, algo que grandes empresas, como a Google e a Amazon, já estão a aproveitar. Seja através da compra de empresas mais pequenas que são especializadas no assunto seja através do investimento em desenvolvimento de robôs com as mais variadas funções, estão a elevar um mercado que já não tem nada de pioneiro e é pouco desenvolvido. Justificando o facto com uma empresa, Nvidia, que fabrica chips para a inteligência artificial, sendo em 2016 foi a empresa cotada na bolsa que mais valorizou nos EUA: 238%. 

Os robôs podem ser utilizados em diversos sítios  e funções, influenciando o mundo da forma como o conhecemos, seja na medicina, nos transportes de mercadorias ou mesmo na análise de dados, com os quais começa a ser difícil  lidar, para os profissionais, devido a tanta informação que os artigos publicados e os estudos realizados dispobibilizam. 

Apesar de esta cientista ser otimista em relação ao futuro da robótica no mundo dos humanos, sabe também que há uma série de questões éticas que precisam de ser resolvidas, remetendo para uma regulamentação de robôs e sistemas de IA. 

É abordada ainda a relação humano/robô ao que Veloso responde que terá que haver colaboração entre os dois mundos devido aos últimos saberem pouco e ao facto de haver limitações físicas associadas a estes, também refere que estes libertarão os humanos das funções mais rotineiras para se dedicarem à criatividade. 

Em relação aos empregos que se irão perder devido à automação, Veloso afirma que isso será um problema temporário visto que a Humanidade sempre se soube reinventar e ainda apela à inteligência humana. Nunca esquecendo, todavia, as dificuldades socioeconómicas que esta irá provocar. 

A Professora inventou os “Cobots” cuja principal função é o processamento de informação de espaços físicos, percorrendo  grandes distâncias e executando tarefas que lhe foram ordenadas como procurar pelo portátil da sua inventora. Algo interessante destes robôs é que quando não conseguem realizar uma função, como chamar um elevador, eles pedem a alguém em redor para o ajudar (aprendizagem da máquina). 

Concluindo, Manuela Veloso declara que “a grande ênfase está em tornar as máquinas de IA mais acessíveis aos humanos, do ponto de vista da confiança. Assim, em vez de termos medo, podemos concluir que os robôs estão cá para nos ajudar. E que, no mundo dos robôs há espaço para os humanos”.


Trabalho de Tiago Almeida

Sem comentários: