Total visualizações

24 maio 2022

Camões - poesia lírica

Como combinado na sessão de preparação para exame, deixo exercícios.
Pintura de Sandro Botticelli

"A. Leia o poema com atenção.

1




5





10





Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, justamente choro e rio,
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto, um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao Céu voando;
Numa hora acho mil anos, e é jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora

Se me pergunta alguém por que assim ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.
                                                                                                           Luís de Camões

1. Identifique o interlocutor do sujeito poético, relacionando com a estrutura interna do poema.
2. Caracterize o estado de espírito do poeta, com base nas duas quadras. Fundamente a resposta.
3. Explique a perspetiva que o poeta apresenta em relação ao tema do amor e da experiência amorosa. Justifique com três exemplos do texto.
[...]
5. Refira a figura de estilo em que assenta a autocaracterização do «eu», apoiado em dois exemplos, referindo o seu valor expressivo."

 Pintura de Domenico Ghirlandaio

"A.  Leia o poema com atenção.
1




5





10






Ondados fios de ouro reluzente,
Que, agora da mão bela recolhidos,
Agora sobre as rosas estendidos,
Fazeis que a sua beleza s’ acrescente;

Olhos, que vos moveis tão docemente,
Em mil divinos raios encendidos,
Se de cá me levais alma e sentidos,
Que fora, se de vós não fora ausente?

Honesto riso, que entre a mor fineza
De perlas e corais nasce e perece,
Se na alma em doces ecos não o ouvisse!

Se, imaginando só tanta beleza,
De si em nova glória a alma se esquece,
Que será quando a vir? Ah! Quem a visse!

Luís de Camões


1. Caracterize a figura feminina, com base nos dez primeiros versos. Fundamente a resposta.
2. Explique a perspetiva que o poeta apresenta em relação ao tema da representação da mulher. Justifique com três exemplos do texto.
3. Identifique os efeitos de tal idealização no estado de espírito do sujeito poético. Justifique.
4. Refira a figura de estilo em que assenta o primeiro verso, apontando o seu valor expressivo.
[...]"
 (Exercício do 10º B, ESHN, 2015-2016, Versão 1; NS)

2 comentários:

nonocat disse...

Olá boa tarde
Como posso ter acesso à correção do teste de camoes - "tanto de meu estado me acho incerto"

obrigada Angela
angelabfaria@gmail.com

Noémia Santos disse...

Boa tarde

Este é um exercício antigo, que disponibilizei para treino; não dispondo agora da correção na altura prevista, deixo-lhe esta ligação, talvez útil:

https://aefcr-be.blogspot.com/2019/09/analise-do-soneto-tanto-de-meu-estado.html