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17 fevereiro 2016

Sermão de Santo António (cont.)

Apesar de ninguém ter posto dúvidas, aproveito para lembrar algumas das conclusões do trabalho de aula. Quem registou tudo, ainda bem; para quem possa não ter registado, aproveite.

Enquadrar no Sermão/referir progressão lógica/situar na estrutura interna
  • Conforme o orador definiu no início do capítulo II, a parte IV do Sermão refere-se às repreensões, neste caso às gerais, próprias de todos os peixes (ll. 1-2). Começa pelo grande defeito - «vos comeis uns aos outros» e, com recurso à gradação, vai revelando as circunstâncias que pioram este já grave escândalo - «os grandes comem os pequenos.»

  • A primeira repreensão, acima referida, reporta-se, de forma metafórica (cf. apontamentos da aula) ao abuso do poder, à violação dos direitos e desrespeito existente entre os homens.

Em relação à questão 3. que localizámos no texto - «Olhai, peixes, lá do mar para a terra», é importante realçar o uso das frases imperativas e a interpelação direta dos ouvintes, com uma função apelativa.
A 5. está incluída no levantamento que registaram; corresponde à «ignorância e cegueira» (l. 44)
F. Língua
2. .1.
contraste - l. 1
adição - l. 5
condição -l. 5
conclusão - l.26
causa - l. 57
5. 1. Informação adicional - frases a) e d)
5.2. Função destes elementos - modificador apositivo do nome (acrescentam informação adicional sobre o nome).


Para os que não chegaram a imprimir o teste intermédio (Grupo I, A) fica a ligação:
 PROVA -TESTE INTERMÉDIO

CORREÇÃO

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