Total visualizações

18 outubro 2013

Argumentar - Utilização de Animais Para Fins de Investigação Científica?







Desde a antiguidade que são utilizados animais como cobaias de experiências científicas. Seres vivos, que sem saberem nem terem hipótese de escolha são submetidos a testes para comprovar a eficácia de produtos para o Homem.

A utilização de espécies de animais tem sido importantes para a melhoria do conhecimento biológico e da saúde humana. Mas será que temos o direito de retirar a vida aos animais só para favorecer a nossa?

Com o avanço da tecnologia e do conhecimento é possível a utilização de métodos alternativos à morte dos animais, como as técnicas in vitro e modelos matemáticos. Os sistemas in vitro são apropriados em algumas áreas da Biologia e os modelos matemáticos contribuem para o trabalho experimental através da definição de variáveis a fim de testar teorias. Para além destes métodos diminuírem o número de animais utilizados, podem também diminuir o custo das experiências, uma vez que estes precisam de estar em boas condições para serem utilizados.

Temos de ter em conta que as cobaias são seres vivos, como tal são sensíveis à dor. Apesar de estes terem de ser bem tratados a nível alimentar, higiénico, entre outros, continuam a sentir os efeitos que as experiências podem causar. Em 1860, um fisiologista francês mantinha animais vivos num laboratório em sua casa. Cansadas de ouvir os gritos de animais que diariamente eram torturados, a mulher e a filha do fisiologista abandonaram-no e fundaram a 1ª Sociedade Francesa em Defesa dos Animais.


Ainda que não existam, para já, métodos que substituam totalmente o uso de animais, devemos utilizar os métodos mais próximos desse fim, é a vida destes animais que está em jogo. Todos temos o direito à Vida!


Imagem de um curso da Univ. federal do Rio de Janeiro
 

Carolina Batalha   11ºC
Diana Batalha        11ºC
Joana Casaleiro     11ºC


Ler +

ASPECTOS ÉTICOS DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

 Princípios gerais e considerações práticas para quem trabalha com animais de laboratório

Prémio internacional pelo bem-estar animal atribuído a investigador português



Sem comentários: