Total visualizações

15 dezembro 2012

Temas e dilemas


Marte. Curiosity 

Aqui fica um texto bastante polémico, a justificar uma resposta.
O declínio da raça humana

          O declínio é o estágio final de uma evolução. A raça humana evolui desde há 60 milhões de anos e certamente atingirá o seu final. Será que a tecnologia e os avanços científicos podem acelerar este processo?

          Segundo o PORDATA, em 1971 existiam 8643756,0 indivíduos e em 2011 a população cresceu significativamente aumentando para 10556998,5 indivíduos. Verifica-se este crescimento demográfico um pouco por todo o mundo devido a melhores condições de vida o que reduz a mortalidade. O excesso de população implica uma sobrelotação das áreas, maior exploração dos recursos e num pior cenário, guerras motivadas pelo excesso de competitividade pelos bens (como por exemplo, petróleo e alimentos, como já se verifica em alguns países do Oriente como o Afeganistão).

          No entanto, alguns podem argumentar que as tecnologias têm sido usadas para aumentar o conhecimento do Homem e permitir a criação de novos engenhos úteis à humanidade. Mas certos engenhos têm um poder altamente destrutivo, como é o caso das bombas nucleares. Vários países como China, EUA, Rússia são detentores de armamento nuclear. No caso de uma guerra nuclear, há a possibilidade da quase aniquilação total da civilização humana. Ao longo da História, ocorreram exemplos reais de desastres nucleares: Hiroshima (250 mil mortos e feridos), Nagasaki e Chernobyl (a exposição a radiações muito energéticas afetou os humanos, levando a mutações e doenças). Apesar de todas as medidas de segurança, os erros, as falhas e o uso irracional dos equipamentos pode acontecer.

          Assim poder-se-á afirmar “chega-se mais facilmente a Marte que ao nosso semelhante”, citando José Saramago. Procura-se investir em inúmeras descobertas sem saber que impactos trarão no futuro, ao invés de tratar dos problemas que realmente afetam a humanidade, como a fome que mata milhões de pessoas por ano. Certamente "alguém não anda a cumprir o seu dever".

Ana Raquel Lodeiro Nogueira 12ºA nº3
13 de Dezembro de 2012



«A NASA lançou  no espaço, a 26 nov. 20111,  um veículo robotizado de seis rodas, com o nome de "Curiosity", que vai explorar o planeta Marte, com o foguetão que o transportou a partir da base espacial de Cabo Canaveral»DN

Sem comentários: