Total visualizações

29 setembro 2015

Carta de Camões a D. Sebastião - Dedicatória


Memória descritiva

Foi pedida, a partir da leitura e compreensão da Dedicatória, versos 6 a 18 do Canto I de Os Lusíadas, a elaboração de um carta, com o mesmo conteúdo, procedendo apenas às necessárias adaptações linguísticas/formais.
Objetivos: testar/reforçar a compreensão do texto fonte; realizar transformação de texto; respeitar a tipologia da carta;  exercitar as formas de tratamento e o uso das formas verbais adequadas.  

Fica a carta elaborada pela Jessica, a qual segue de perto o texto fonte, conforme foi pedido. É um bom exemplo.*





* atenção: há correções em algumas formas verbais, que não são visíveis na reprodução (ex. Vós «fostes»/Vós não «deixareis»).
Mas como vós sabeis onde/como corrigir, agradeço que o façais.

4 comentários:

Ana Raquel disse...

Este é realmente um bom exemplo. Não se afasta do texto de Camões, não deixando portanto nenhum ponto da mensagem dedicada a D.Sebastião por focar. Ainda tem um outro ponto muito interessante que é a estética da carta, que a torna mais apelativa e "contempôranea" dos Lusíadas. Parabéns Jéssica ;)
Estive a pesquisar em alguns sites que explanassem a matéria dada na aula sobre a Dedicatória e encontrei um blog que parece ter boas informações de apoio que ajudem a compreendê-la melhor. O único problema é que não aborda todas as estrofes, estando incompleto, mas de toda a forma é um apoio. É focado o vocativo e o imperativo, questões muito abordadas na aula. Aqui fica, para proveito de todos os que quiserem. http://apoioptg.blogspot.pt/2007/04/anlise-da-dedicatria.html

Noémia Santos disse...

Obrigada, Ana Raquel

Mas atenção: nesta fase, a minha intenção e forma de trabalhar é de vos deixar encontrar com os textos, sem intermediários; pensarem, lerem, relerem pela vossa cabeça.
No final desta subunidade, eu própria darei as infomações suplementares que achar convenientes.

Há coisas muito más e/ou repetitivas, abaixo do que a vossa interpretação pode fazer.

De qualquer modo, vou ver o sítio e depois direi se é fiável.

Noémia Santos disse...

Já vi o sítio. Não é daqueles com erros em barda, mas não creio que adiante. O tempo que perdem será ganho se:

- passarem, do nosso blogue, a estrutura ("post"de dia 25);
- fizerem intergralmente o que foi pedido: passar para prosa (carta, era um exemplo), fazendo a paráfrase da dedicatória;
- registarem os contributos dos vários colegas e as minhas informações, relativos à estratégia discursiva.

Tem confiança nas tuas capacidades.
Não menorizes aquilo de és/são capaz(es).

Unknown disse...

Síntese da Dedicatória 100-120 palavras

Na dedicatória Camões dedica o que irá cantar ao rei D. Sebastião a quem louva por ser a segurança do reino.
A descendência do rei de uma árvore genealógica grandiosa e cristã permite que Camões afirma que D. Sebastião será, um dia, capaz de muitos feitos e que lutará contra os mouros tal como os seus antepassados. O poeta na estrofe 8 realça a grandiosidade de Portugal por ter colónias por todo o mundo. O poeta refere mais tarde que a sua epopeia irá contar os feitos gloriosos de Portugal e que o rei ver-se-á tão engrandecido com tal obra que não saberá se irá preferir "ser do mundo Rei, se de tal gente" (=os portugueses). Por fim Camões aconselha o rei a tomar rédeas do seu reino para que este continue no auge.

Liliana Gomes q