O «teatro épico»
A pedido de vários alunos, deixo o conteúdo (resumido) dos slides do ppt de apoio ao FHL.Vou separar por subtemas, para facilitar.

Bértolt Brecht – dramaturgo alemão (1898 – 1956) defende um teatro com uma ação didática, de ensinamento, que leve o público a refletir, a analisar a sociedade em que vive, e – desejavelmente – a agir, para mudar.
Em vez da adesão emotiva do espectador, defende o distanciamento crítico. O objetivo central do teatro épico e do efeito de distanciação é:
Ø estudar o comportamento do homem em certas condições
Ø mostrar que estas podem e devem ser mudadas
A ideia a reter é a de que as desgraças humanas:
Ø não são eternas e imutáveis
Ø são antes históricas e, logo, alteráveis.
O espectador:
Ø nunca deve envolver-se;
Ø deve estar de fora, analisar
Ø deve ter uma reação racional, mais do que emocional
Para obter o efeito de distanciação:
Ø a ação é como que “narrada”
Ø Os diálogos inserem-se nesse quadro “narrativo”
Ø Os atores são vozes/ilustradores, veículo da história que está a ser contada, em vez de viverem intensa e “veridicamente” as personagens e a ação
Ø Procuram-se ações que distanciem o público do narrado/representado: acontecimentos antigos, fora do universo do espectador
Ø O ambiente “artificial”, de distância é também criado por:
§ Iluminação (intensa, artificial, localizada)
§ Música (coros, canções, tambores…)
§ Decoração não naturalista, evitando o efeito de “real” (elementos externos à ação - legendas, filmes, etc.)
- Ouve um excerto da conversa entre os Governadores do Reino
- Ouve um excerto do Ato II de FHL (Matilde)
- Podes consultar aqui informação adicional sobre a natureza do Teatro Épico e suas marcas formais
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