Total visualizações

22 março 2011

ROUBAR HISTÓRIAS ÀS ESTRELAS

TEXTO PARA A EDA CONVIDAR A ENTRAR NA CASA DAS HISTÓRIAS


As estrelas são gulosas por histórias, que devoram, à noitinha, engordando, engordando, penduradas num estendal que existe no céu.


Os homens também gostam de histórias que costumam ler nas estrelas, abrindo-as devagarinho, para nelas descobrirem milhões de palavras que servem para perceber o mundo. Ora o “problema muito enorme” é que nem todas as estrelas gordas de histórias se deixam abrir.


Resta então, aos homens, roubar-lhes as suas histórias. Mas quando sobem ao céu, de foguetão, tentando chegar às estrelas, elas desmaiam fazendo nascer o dia. Só as mãos mais pequeninas, dos meninos e meninas, com meiguice, roubam histórias às estrelas. Não raro usam um feijoeiro mágico, para lá chegar.


Depois dos “Cantares às Estrelas”, feitos em voz doce, de mansinho, abrem-se agora as portas ao mundo: cá dentro vão ser “Espaços de Magia”, espaços para ouvir e contar, para ver mas também para experimentar.


Visitas guiadas, e outras não, pelas estrelas e poemas e por um grande feijoeiro feito escada. Mais ainda, “0 céu vai entrar na Fábrica”, pois aqui se vai falar das estrelas que não sendo as dos poetas se acreditam mais concretas. E até faremos uma Prova de Estrelas.


Será ao sabor e com os saberes das estrelas que, pelas 23 horas, regressaremos ao convívio da noite, mãe de todos os sonhos.

1 comentário:

Inês Pereira disse...

Boa noite professora,

Enviei-lhe agora mesmo para o mail o relatório da visita ao Porto elaborado pelas seguintes alunas: Inês Pereira, Jéssica Gomes, Mariana Freitas e Rita Mariano.

Beijinho e bom fim-de-semana.
Inês Pereira (em nome do grupo)