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18 abril 2009

Usos Expressivos da Língua em Memorial

Caricatura de José Saramago, pelo cartoonista Vasco
A pedido de vários alunos, aqui fica um apanhado de

Usos Expressivos da Língua em Memorial


Desconstrução e reconstrução das regras de pontuação. Não há, na obra, "ausência de pontuação"; há reconfiguração:


  1. Primazia das vírgulas a assinalar as pausas e mudança de discurso:"Não se lembra de mim, chamavam-me Voadora, Ah, bem me lembro, (...)
  2. Pontos finais são mantidos na mudança de parágrafo e quando é necessário para desfazer ambiguidades - "Boa viagem, Se o encontrar. / Encontrou-o. Seis vezes passara por Lisboa, esta era a sétima."
  3. Exclamações e interrogações não são expressas pela pontuação; são traduzidas:
    - pelo contexto;
    - pela mudança de sujeito emissor (observável pelos pronomes, verbos...)
    - pelo vocabulário. Assim, repara no seguinte exemplo:
    "então achou o homem que procurava, O meu homem, Sim, esse, Não achei, Ai pobrezinha" (último capítulo)
  4. Confluência de registos de língua: Cuidado - "Tirando as expressões enfáticas esta mesma ordem já fora dada antes" . Familiar - "correram o reino de ponta a ponta e não os apanharam". Popular - "Queres tu dizer na tua que a merda é dinheiro, Não, majestade, é o dinheiro que é merda"; "...barriga colada às costas"
  5. Inversão de expressões bíblicas/Jogos de palavras "os santos no oratório... não há melhor"
  6. Quadras populares: "Aqui me traz minha pena com bastante sobressalto, porque quer voar mais alto, a mais queda se condena" (p. 104).Provérbios, ditos e aforismos (alterados, imitados, usados com ironia) - "Deus é grande./Quase tão grande como Deus é a basílica de S. Pedro"
  7. Ecos de outros textos / Intertextualidade
    - Bíblia - Antigo e Novo Testamento
    - Contos tradicionais: "Era uma vez uma rainha que vivia com o seu real marido em palácio..." (p. 260). - Luís de Camões, Os Lusíadas: "O homem, bicho da terra" (p. 65). - Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes: "Estão parados diante do último pano da história de Tobias, aquele onde o amargo fel do peixe restitui a vista ao cego, A amargura é o olhar dos videntes, senhor Domenico Scarlatti,..." (p. 173). - Fernando Pessoa, Mensagem: "Em seu trono entre o brilho das estrelas, com seu manto de noite. solidão, tem aos seus pés o mar novo e as mortas eras, o único imperador que tem, deveras, o globo mundo em sua mão, este tal foi o infante D. Henrique, consoante o louvará o poeta por ora ainda não nascido..." (p. 233).

2 comentários:

Anónimo disse...

Visita de Estudo ao Museu Municipal de Torres Vedras

No dia 18 de Março de 2009, teve origem uma exposição no Museu Municipal de Torres Vedras, um dos principais centros da cidade.
Numa das salas estava um grupo de estudantes da Escola secundária Henriques Nogueira, que realizaram ensaiada mente e bem organizada uma poesia gestual para dar a conhecer aos visitantes da exposição.
Noutra das salas estava outro grupo que estava a retratar 1 pequena peça de teatro criada por eles, pelo qual tinha o nome de “conversas com Wellington”.
No átrio do museu encontrámos uma oficina pedagógica que tratava sobre a história da escrita, que tem como nome “Desde da placa de argila até ao computador”. A placa de argila teve origem 4mil anos A.C., e o computador tem origem no séc. XX.
Desde a argila até ao computador, vão vários tipos de escrita: a argila, pena, apaes, máquina de escrever e finalmente o computador.
Havia actividades com vários tipos de escrita: escrita hieroglífica, fenício, chinês e acrílico.
Nesse dia estiveram presentes 466 alunos, desde alunos da pré-escola até á universidade da 3ª idade, onde estiveram também presentes 40 professores.





Trabalho Realizado por:
Micael Alfaiate Nº8
Marco Esteves Nº7
José Botelho Nº6
David Silva Nº3

Anónimo disse...

Maratona da Leitura

A visita de estudo realizada pela turma do 12ºH ao Museu de Torres Vedras, na Maratona da Leitura, foi uma visita não propriamente de estudo mas sim de conhecimento.
Foi uma visita que tinha como ingredientes várias actuações, por parte dos alunos, onde foi apresentada uma poesia gestual "conversas com Wellington", juntamente com uma actuação de uma pequena amostra de sons com as mãos e partes do braço. Outra actuação vista foi um teatro realizado também pelos alunos onde estes estavam vestidos à época das Invensões Francesas.
Havia exposições que envolvia variadas peças relacionadas com a guerra Peninsular, onde me chamou mais atenção as armas utilizadas nessa época, e a descrição de cada uma delas.
No claustro havia actividades a desenvolver, onde se podoa ver
bancadas recheadas principalmente por crianças, que desenvolviam várias actividades, tais como a criação de diferentes tipos de escrita, como escrita chinesa,feníncia, escrita em máquina de escrever, com aparo e também com computadores; assim se podoa verificar a evolução da escrita ao longo do tempo.
No final da vistita de estudo realizada ao Museu verificou-se um grande número de visitantes, com um número aproximado de 470 visitas, desde alunos da pré-escola até à universidade de terceira idade.

Trabalho realizado por: Micael Alfaiate nº8