Total visualizações

27 janeiro 2009

Os Lusíadas - arquitectura da obra II

e

O objectivo de Camões seria o de enaltecer o povo português e não apenas um ou alguns dos seus representantes mais ilustres. Não limita, pois, a matéria épica à viagem de Vasco da Gama. Introduz na narrativa todas aquelas figuras e acontecimentos que, no seu conjunto, afirmavam o valor dos portugueses ao longo dos tempos.

Recorre, então, a duas narrativas secundárias, inseridas na narrativa da viagem, cujo narrador é o poeta.
1) Narrativa de Vasco da Gama ao rei de Melinde — Ao chegar a este porto indiano, o rei recebe-o e procura saber quem é ele e donde vem. Para lhe responder, Vasco da Gama localiza o reino de Portugal na Europa e conta-lhe a História de Portugal percorrendo vários reinados até ao de D. Manuel. Ao chegar a este ponto, conta a sua própria viagem desde a saída de Lisboa até chegarem ao Oceano Índico, visto que a narrativa principal fora iniciada in media res, quando a armada já se encontrava em frente às costas de Moçambique. Agora (Canto V), Vasco da Gama narra as dificuldades da Viagem de Lisboa a Melinde.

2) Narrativa de Paulo da Gama ao Catual — Mais tarde surge outra narrativa secundária. Em Calecut, uma personalidade hindu (Catual) visita o navio de Paulo da Gama, que se encontra enfeitado com bandeiras alusivas a figuras históricas portuguesas. O visitante pergunta-lhe o significado daquelas bandeiras, o que dá a Paulo da Gama o pretexto para narrar vários episódios da História de Portugal.

Recorre ainda a Profecias — Os acontecimentos posteriores à viagem de Vasco da Gama não podiam ser introduzidos na narrativa como factos históricos (os humanos não "adivinham" o futuro...). Para ultrapassar esse lapso temporal, Camões recorreu a profecias colocadas na boca de Júpiter, Adamastor e Thétis, principalmente.

Sítios:
Para enquadrar a obra, podes relembrar informações sobre os Descobrimentos.
Para saber mais (noção de epopeia, estrutura, planos...); consultar sobretudo as definições; para análise de texto, há melhor (é discutível, por exemplo, que Camões tenha seguido todas as regras da epopeia clássica, o que se percebe visto a obra ser escrita muitos séculos depois, noutro contexto).

2 comentários:

Anónimo disse...

O episódio da Tourada está inserido no capítulo 9, este está depois do auto-de-fé e exemplifica os principais divertimentos da época. As personagens destacadas neste episódio são Baltazar, Blimunda, D.João V e como personagem colectiva o povo. Os aguadores são caracterizados fisicamente como "...vestidos à mourisco, comarcas do Senado de Lisboa bordados nas opas que trazem vestidas...", o povo é caracterizado psicologicamente quanto ao gosto pelos espectáculos violentos, ex: "...D.João V e o seu povo aplaudem a misera morte...", quanto à caracterização social a Tourada era um divertimento da época, por isso participam todos os estatutos sociais. Era um dos poucos eventos em que que o rei se juntava com o povo do reino.
Neste capítulo os sentidos destacados são a visão ex: "...arrefece os olhos...",o olfacto ex:"...cheirando a terra molhada..." e "...cheira a carne queimada, mas é um cheiro que não ofende estes narizes, habituados que estão ao churrasco do auto-de-fé (nesta frase também existe uma crítica violenta à sociedade), e o tacto ex:"...sente um homem tocarem-lhe nas costas...". Na Tourada José Saramago destaca o visualismo para que o leitor consiga criar o espaço descrito na sua cabeça durante a leitura, ex:"...e à entrada do curro armou-se um pórtico de madeira, pintada como se fosse mármore branco..." (forma e cor), "...os cavalos, aliás bonitos e luzidamente aparelhados, encabuzados de veludo carmesim lavrado, com as mantas franjadas de prata falsa assim como as cabeçadas cobertas de pescoço..." (luz).
Neste capítulo existe vários recurso estilisticos, entre os quais a ironia ex:"...mas é um cheiro que não ofende estes narizes, habituados que estão ao churrasco do auto-de-fé..." e a metáfora ex:"... é como se tivesse a boca de fogo apontada à cara..".

Anónimo disse...

Eliana e Rafaela

Fico satisfeita. O trabalho cumpre bem os objectivos esperados. Sei que também gostaram de o fazer.

Há algumas correcções a fazer na pontuação, sendo que certas vírgulas ficarão melhor substituídas por /;/, como na 1ª linha, a seguir a capítulo 9. Percebem por quê? Mudam de sujeiro ("O episódio..." e, na segunda frase, "este").
Rever.
Até 3ª feira.