Ao contrário da gramática, não atualizo a data destes "posts" para não interferir visualmente com as revisões e info. sobre F. Pessoa.
ATENÇÃO: há muita informação e materiais de GRAMÁTICA aqui no blogue, ainda mais rápido que o moodle. Não há desculpas!
Alguns alunos pedem-me que publique ou envie outras fichas e sínteses de anos anteriores. Vou procurar.
Mas: não se atafulhem em fichas; cada um deve treinar as áreas em que tem mais dificuldade. Para além das indicações dadas por mim sobre as debilidades de cada um, a forma como responderam aos exercícios das 4 provas de exame, ou aos nossos testes ou aos exercícios online dão boas indicações sobre as vossas possíveis dificuldades ou áreas menos seguras.
“Os Lusíadas” têm vários traços em comum com a “Mensagem”, ambos exaltam feitos heroicos e elevam o povo português pela sua coragem e bravura do passado, na obra de Camões Portugal é um Imperio material e definido, conquistado no passado. Para Fernando Pessoa Portugal é um império inacabado que vive na sombra do passado, num tempo enevoado e encoberto; este autor refere a conquista de um Quinto Imperio, um Imperio imaterial, “depois da conquista dos mares vem a conquista das almas”.
ResponderEliminarA ideia principal que ambas as obras têm em comum é que Portugal esta apagado e longe do tempo de glória que um dia teve.
Ok, Gonçalo (certo?)
ResponderEliminarSugiro:
Uma pontuação que marque uma pausa mais significativa - ponto final ou /;/ em:
...pela sua coragem e bravura do passado. Na obra de Camões...
Como a seguir pões ponto, antes de referires F. Pessoa, mantém a lógica.
Atenção aos acentos.
Vou publicar, corrigido.
NS