Total visualizações

13 fevereiro 2018

Lisboa - o 'filme' de uma visita




VISITA DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR A LISBOA
TRABALHO CURRICULAR
- interação crítica e criativa com o mundo atual -

Objetivos a cumprir com o trabalho
Ø  Valorizar a Língua Portuguesa, encarando-a como competência transversal
Ø  Aplicar conhecimentos adquiridos em aula, em diferentes disciplinas
Ø  Revelar uma visão articulada dos vários saberes
Ø  Manifestar poder de observação, curiosidade intelectual e espírito crítico 

Natureza do trabalho
Ø Exposição sobre um tema
ou
Ø Reflexão crítica
           ou
Ø Apreciação crítica

Temas dos trabalhos a selecionar por cada grupo (3-4 pessoas)
A.    Associar as obras e as biografias dos autores estudados aos espaços sociais e culturais de referência em que foram criados.
         B.     Questionar a noção de «modernidade», debatendo o ambiente urbano –            Lisboa e a sua sustentabilidade.     
C.     Detetar continuidades e ruturas entre o passado e a sociedade atual, nas suas formas de organização, nos seus valores e objetivos.
D.    Biologia na Literatura: as doenças nos romances Amor de Perdição, Os Maias e O Ano da Morte de Ricardo Reis.
E.     A Matemática na vida quotidiana: aplicação dos conhecimentos matemáticos a uma das áreas alvo da observação na visita– engenharia; bioinformática, programação, estatística – e suas consequências no nosso viver.
F.      A Química e/ou a Física como suportes do nosso viver quotidiano: engenharia, tecnologia, estruturas e produtos – informação e reflexão sobre uma das áreas alvo da observação na visita.
G.    Lisboa: uma cidade tolerante, com diversidade e diálogo cultural?

H.    Lisboa: práticas de urbanismo e sua relação com as atividades físicas e a saúde das populações – condição física no quotidiano, autonomia, saúde, qualidade de vida e bem-estar.
I.        A importância da criação artística e da cultura na formação humana e na cidadania, partindo da afirmação:“A função da arte é, afinal, lembrar aos homens o que realmente importa(Pablo G. Blasco, in “As minhas tardes com Margueritte – Educação e Humanismo”)
Forma de apresentação
      -       Vídeo de 5 a 10 minutos.

Notas:
    -  as imagens (filme ou montagem de fotos) serão obrigatoriamente as recolhidas durante a visita. Excetuam-se gráficos, tabelas, mapas ou outras imagens necessárias à compreensão do tema, desde que do domínio público ou devidamente autorizadas.
    - o texto pode ser escrito, áudio ou um misto de ambas as modalidades.

Coordenação científica
Global – professora de Português
Específica – o(s) decente ou docentes da(s) área(s) do saber selecionada(s) para abordagem no trabalho.

Realização dos trabalhos
Organização de materiais/registos, planificação, pesquisa adicional, criação de texto, gravações: aulas de 19 a 23 de fevereiro.
Data limite de entrega do trabalho: 27 de fevereiro.

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Em função da observação e da curiosidade, poderão propor outros temas ou subtemas, desde que justificadamente.

Sejam atentos e criativos!