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23 agosto 2011

Novidades tecnológicas ao teu dispor!

Estás disponível para novas experiências?
Interessas-te por novidades tecnológicas?
Gostas de pensar pela tua própria cabeça?

Não percas este vídeo.





Agora, já sabes o que tens a fazer...

Se precisares de aconselhamento, é só pedires.

Temas para desenvolvimento

Olá, alunos, em boas e  merecidas férias
Alvor, 2011

De acordo com o prometido e porque já devem estar agora mais descansados, dou início à publicação de textos e materiais de leitura e estudo que podem ajudar a preparar o ano que se aproxima.

Começo, como acordámos, por bons textos e ligações úteis que fornecem temas e reflexões para desenvolvimento.

Devem proceder da seguinte forma:

- Ler e reler o texto em causa;
- Procurar mais informação sobre o tema, por ex. no sítio referido no "post";
- Tormar notas, registos sobre as ideias fortes que querem defender sobre o assunto
- Pensar na situação e modelo de texto que querem fazer
- Fazer o Plano, tendo em conta as regras "sagradas" (rever no moodle ou na síntese publicada no blogue)
- Escrever o texto e revê-lo
- Publicar on-line, aqui no blogue, para todos lermos e comentarmos.

Boas férias e excelentes textos!

13 agosto 2011

Temas para reflexão e escrita: Videovigilância

1. Analisa a imagem. Regista, por escrito, a tua leitura/interpretaçao sobre o tema e o significado.



2. A propósito do tema sobre o qual reflectimos no ano anterior, aqui fica, para além da imagem, um texto para pensar e escrever um texto expositivo ou expositivo-argumentativo:


«Os pedidos de autorização para instalação de câmaras de videovigilância têm vindo a multiplicar-se nos últimos dois a três anos. Escolas e restaurantes são algumas das novas entidades a aderirem ao sistema de vigilância permanente. Mas nem tudo pode ser filmado e a palavra da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) é a única protecção do cidadão comum contra os «olhos invasores».
«O critério utilizado nos pedidos da área educacional, nomeadamente pedidos de algumas escolas, privadas e estatais, é o de não permitir a instalação de câmaras nas salas de aulas e nos refeitórios. Entendemos que os alunos necessitam de ter alguma privacidade. Apenas nos lugares públicos e comuns é que podemos permitir essa vigilância», explicou ao PortugalDiário Luís Silveira, presidente da CNPD.
As câmaras nas escolas poderão ser encontradas nos pátios, recreios e entradas. Mais do que isso a comissão entendeu que seria um abuso à privacidade. Nos EUA e no Reino Unido as câmaras estão já instaladas nas salas de aula, assim como nas vias públicas. Por cá, a comissão pretende evitar essa evolução.
A CNPD registou no último ano 69 pedidos de pareceres de videovigilância na área da educação. Fonte da comissão esclarece que nem todos os pedidos correspondem a escolas, alguns podem ser referentes a institutos e organismos relacionados com a Educação. Também em creches e infantários as câmaras são já solicitadas. No ano passado chegaram quatro pedidos à CNPD.
A comissão é até hoje o maior garante que o cidadão tem para que as câmaras não tomem conta do país trazendo mais perigos para a sociedade. «Apenas autorizamos vigilâncias que não ponham em causa a privacidade. Em vários casos foram já dados pareceres negativos ou solicitadas alterações porque a privacidade dos cidadãos estava a ser posta em causa», explicou Luís Silveira.
Perigos e vantagens de uma base de dados genética
(...)
A CNDP tem garantido a privacidade dos cidadãos especialmente porque tem «recusado todos os pedidos de colocação de câmaras de videovigilância em lugares públicos».


Saber mais sobre os nossos direitos: Comissão Nacional de Protecção de Dados (aqui)




 

11 agosto 2011

Planificar um texto argumentativo/de opinião fundamentada


PLANIFICAÇÃO DE TEXTO EXPOSITIVO – ARGUMENTATIVO
- informação complementar[1] -
Qual o tema/área temática a abordar? Dentro dele(a) que assunto específico? Que vocabulário temático e/ou técnico precisarás de reunir?





Que ponto de vista pretendes defender?
Qual é a tua intenção: Reforçar a opinião
da maior parte das pessoas? Discordar da
opinião de outras pessoas? Convencer
alguém de alguma coisa?


A que argumentos vais recorrer para
reforçar o teu ponto de vista?
Que exemplos podes utilizar para ilustrar a
tua argumentação?


Que argumentos poderão ter as pessoas com uma opinião contrária? Os teus argumentos serão suficientemente fortes para os contrariar?






A que conclusão pretendes chegar?
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Como vais começar o teu texto: Com uma
pergunta aos leitores? Com uma afirmação
polémica? Com a constatação de um facto?
Será necessário começar por apresentar
informações sobre o assunto que vais
abordar? Quais? Onde podes encontrá-las?


Como vais organizar os teus argumentos?
Vais ter em conta argumentos diferentes
dos teus? Qual é o teu argumento mais
forte? Vais utilizá-lo logo no início do texto
ou vais guardá-lo para o fim?


Como vais terminar o teu texto? Com uma
síntese das ideias apresentadas? Com um
apelo? Com uma pergunta que deixe os
leitores a pensar?





[1] Esta ficha serve apenas para te questionares, na fase prática de elaboração do plano. O essencial sobre a natureza e estrutura do texto expositivo argumentativo está no PPT disponibilizado na plataforma de aprendizagem da escola (“moodle”).